Botão voltar para a tela anterior

COMO MONTAR A FICHA DO PROTAGONISTA

Passo a passo para preencher a ficha.

1

PENSE NO SEU PROTAGONISTA

Antes de começar a preencher sua ficha é importante pensar quem é seu personagem. Você irá interpretá-lo, portanto esteja comprometido com a história do seu personagem. Para facilitar você pode fazer as perguntas:

Quem é seu personagem?
Qual sua história?
Quais suas motivações?
Qual seu objetivo?
Quem ele conhece no mundo? Suas relações?
Você irá usar mandingas, ataques físicos ou não será capaz de atacar?

2

DISTRIBUA OS ATRIBUTOS

Tendo já a ideia, iniciamos com a distribuição de pontos. Cada Protagonista tem 10 pontos para distribuir entre os seis atributos de seu personagem.

Força (FOR), Agilidade (AGI), Vigor (VIG), Intelecto (INT), Ginga (GIN) e ORI (conexção com o universo de kalymba).

É possível ter atributos com valor menor que zero, mas nenhum pode ter valor maior que 3.

3

DISTRIBUA AS PERÍCIAS

Distribua 25 pontos entre as perícias. Assim como nos atributos, os valores iniciais não podem ultrapassar o limite de 3.

Perícias podem ser físicas, de conhecimento, sociais, sentidos, resistências e ofícios. Elas servem para dizer o quão bem a personagem faz certas atividades.

4

ESCOLHA A RAÇA

Escolha a raça do personagem e faça as devidas modificações nos atributos. Lembre-se que cada raça possui uma cultura e irá impactar, além dos seus atributos e habilidades, a sua história.

5

ESCOLHA A IDADE

A idade também impacta seu personagem, quanto mais velho, mais sábio, contudo com menos vitalidade.

6

CALCULE SEUS PONTOS DE VIDA

Pontos de Vida ou PV para os mais íntimos, é a quantidade de vida total do seu personagem. Quanto mais PV mais porradas você aguenta. Devem ser calculados multiplicando seu Vigor (atributo) por 3 e somando 15 [(VIGx3)+15].

7

CALCULE SEU AXÉ INICIAL

Axé é sua capacidade de usar mandingas. Se quiser ser um conjurador, é bom pensar numa boa quantidade de Axé para seu personagem. Ele se calcula multiplicando sua Orientação por 3 [ORIx3].

8

ESCOLHA HABILIDADES ESPECIAIS

Habilidades especiais são o que faz seu personagem se destacar e ser capaz de realizar feitos incríveis. Mas tome cuidado, os pontos disponíveis inicialmente são 3.

Vale ressaltar que estes pontos também serve para adquirir dons de devotos (do seu Orixá), então escolha sabiamente.

9

IDIOMAS

Além de anotar os idiomas que pode falar, converse com seu Griô para ver o quanto a barreira linguística irá impactar na mesa. Não existem regras para isso, então vocês pode decidir no grupo se preferem algo mais intenso ou não.

10

TORNAR-SE CONJURADOR

Caso tenha a intenção de ser um conjurador, leia o capítulo Mandingas para ficar a par dos pré-requisitos e outros por menores. Depois disso, calcule seu PM (poder mágico) e escolha as mandingas que conhece.

11

TORNAR-SE DEVOTO

Caso deseje devotar-se a um orixá em particular, consulte o capítulo O Outro Mundo e estabeleça um vínculo com ele. Cada orixá dá acesso a um conjunto de habilidades especiais exclusivas.

12

COMEÇAR A JOGAR

Marque a primeira sessão e jogue com seu novo personagem.